quarta-feira, 2 de maio de 2012

Como Purificar o Cabelo?

Lavagem


A lavagem é o primeiro passo da tua sessão de desintoxicação do cabelo. O teu objectivo é ficar com o cabelo muito limpo e, para isso, deves lavá-lo tal como o lavam os especialistas. Utiliza pouco champô, depois enxagua, enxagua e volta a enxaguar, pois os especialistas avisam que a primeira causa para um cabelo sem brilho costuma ser a aplicação de demasiado produto e um enxaguamento insuficiente. De modo geral, o champô serve para o efeito mas, se tens tendência para usar muitos produtos, é melhor experimentar um champô reparador que limpe em profundidade, especialmente formulado para limpar o cabelo em profundidade e evitar que fiquem depósitos ou resíduos de outros produtos.

Conselho: Espalha o champô desde a raiz até às pontas e massaja suavemente o couro cabeludo, como se o amassasse, para estimular as glândulas que produzem os óleos responsáveis pelo brilho.

A Lavagem Perfeita
   - Passa um pente pelo cabelo antes de o lavar, para eliminar nós, sujidade e escamas de pele.
   - Molha bem o cabelo antes de aplicar o champô, pois a água ajuda a impedir que o cabelo se parta.
   - Utiliza uma pequena quantidade de champô, não mais que a necessária para cobrir uma moeda de 2 euros.
   - Espalha o champô pelo cabelo, desde a raiz até às pontas, e massaja suavemente o couro cabeludo.
   - Enxagua durante três ou quatro minutos; quando te parecer que o cabelo está limpo, enxagua-o durante mais 10 segundos.
   - Uma lavagem é suficiente; repete-a só se o cabelo estiver muito sujo.


Condicionamento


Seja qual for o tipo de cabelo, tens de o tratar sempre que o lavas. O condicionador alisa a cutícula do cabelo, fazendo com que seja mais fácil penteá-lo sem o partir, além do que retém a humidade, de modo que o cabelo se conserva brilhante e não seco. Não deves preocupar-te a pensar que estás a exagerar o condicionamento do seu cabelo: se usares o produto adequado para o teu tipo de cabelo, isso não vai acontecer.

Conselho: Depois de aplicar o condicionador, penteia-te com um pente de dentes afastados, para desembaraçar e passar o cabelo da raiz até às pontas.


Condicionamento Profundo


O cabelo seco, estragado ou exposto a produtos químicos requer um tratamento de condicionamento profundo todas as semanas, como a aplicação de uma máscara capilar e óleos quentes, para assim restabelecer a sua boa saúde. Estes tratamentos actuam fornecendo humidade, além de que contêm ingredientes essenciais que penetram no cabelo, ajudando-o a recuperar as partes danificadas e retendo a humidade. Procura no rótulo a presença de nutrientes naturais, como aloé vera, proteína de arroz ou de trigo. As máscaras capilares feitas em casa podem ser igualmente eficazes.

Conselho: Depois de aplicar o champô e o condicionador, termina com um enxaguamento com água fria, que alisa a cutícula do cabelo e lhe dá um brilho instantâneo.


Secar e Pentear


Os produtos de styling utilizados para pentear ou arranjar dão o toque final ao teu cabelo recém “purificado”, desde que uses a quantidade correcta do produto adequado. Os especialistas cabeleireiros estão de acordo em afirmar que a maioria das mulheres utiliza uma quantidade excessiva de produtos deste género, que sobrecarregam o cabelo e desencadeiam de novo o ciclo tóxico. Por isso, se achas que o produto para o penteado que usas não resulta porque te deixa o cabelo caído, pesado ou oleoso, aplica a quantidade mínima necessária e espera para ver o efeito: podes sempre aplicar depois um pouco mais mas não poderás retirar o excesso se tiveres exagerado na quantidade.

Conselho: Seca o cabelo da raiz para as pontas e termina com um jacto de ar frio para alisar a cutícula do cabelo e reforçar o seu brilho.

Que Quantidade De Produto Devo Utilizar?
   - Mousse: utiliza a quantidade equivalente a uma bola de golfe.
   - Gel: utiliza a quantidade equivalente a uma moeda de 2 euros.
   - Serum: utiliza a quantidade equivalente a uma moeda pequena.
   - Cera: utiliza a quantidade do tamanho de uma ervilha.
   - Respeita as quantidades recomendadas de acordo com o comprimento do teu cabelo: usa metade se tiveres o cabelo pelo queixo e o dobro se te chegar aos ombros.
   - Estes produtos demoram cerca de dois minutos a actuar, de modo que deves esperar para verificar o seu efeito antes de aplicar mais quantidade.
   - Lê o rótulo com atenção: verifica se estás a utilizar o produto adequado para o teu tipo de cabelo e para o estilo do teu penteado.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...